A centralidade do projecto educativo na administração escolar / António Luís dos Santos Grade
Idioma: Português.País: Portugal.Publicação: Lisboa : Colibri, 2008Descrição: 207 p. ; 23 cmISBN: 978-972-772-776-6.Resumo: A problemática que mantém a actualidade político-pedagógica do projecto educativo é o objecto central deste trabalho. Ao conceito de projecto educativo de escola/agrupamento encont ra-se associada a designada "governação democrática das escolas" e outros pressupostos teóricos como os da descentralização, da autonomia, da participação da comunidade educativa, das culturas de escola e dos professores, da mudança e liderança nas organizações escolares. Numa perspectiva de descentralização administrativa e de autonomia, o projecto educativo afirma-se como um instrumento de gestão estratégica das organizações escolares. Nesta mesma linha, a produção legislativa tem convergido no sentido da Centralidade do Projecto Educativo na Administração Escolar. No quadro de autonomia das escolas, pretendeu-se contribuir para a compreensão de como toda a comunidade educativa se relaciona no processo de construção, desenvolvimento e avaliação desse projecto e, ainda, entender a lógica de funcionamento da escola, as missões educativas que esta desempenha enquanto unidade de serviço público e as eventuais alterações organizacionais decorrentes do projecto educativo.Assunto - Nome comum: Educação | GestãoTipo de documento | Biblioteca | Biblioteca de inscrição | Cota | Estado | Data de devolução | Código de barras | |
---|---|---|---|---|---|---|---|
Monografia | Biblioteca Municipal de Lagoa | Biblioteca Municipal de Lagoa | 371 GRA (Ver prateleira(Abre abaixo)) | Disponível | D00000077636 | ||
Monografia | Biblioteca Municipal de Lagoa | Biblioteca Municipal de Lagoa | 371 GRA (Ver prateleira(Abre abaixo)) | Disponível | D00000077635 | ||
Monografia Escolas | Escola Básica da Mexilhoeira da Carregação | Escola Básica da Mexilhoeira da Carregação | 371 GRA (Ver prateleira(Abre abaixo)) | Disponível | EBMEX2856 | ||
Monografia Escolas | Escola Básica de Estômbar | Escola Básica de Estômbar | 371 GRA (Ver prateleira(Abre abaixo)) | Disponível | EBEST102 | ||
Monografia Escolas | Escola Básica Professor João Cónin | Escola Básica Professor João Cónin | 371 GRA (Ver prateleira(Abre abaixo)) | Disponível | EBPJC6411 |
A ver as prateleiras de Biblioteca Municipal de Lagoa Fechar navegador de prateleira (Fechar visualizador de prateleira)
371.83 POR Por favor, elejam a B | 371 ALB Reindustrialização da escola | 371 GRA A centralidade do projecto educativo na administração escolar | 371 GRA A centralidade do projecto educativo na administração escolar | 371 INT I Intinerarios de formação | 371 INT II Intinerarios de formação | 371 INT III Intinerarios de formação |
A problemática que mantém a actualidade político-pedagógica do projecto educativo é o objecto central deste trabalho. Ao conceito de projecto educativo de escola/agrupamento encont ra-se associada a designada "governação democrática das escolas" e outros pressupostos teóricos como os da descentralização, da autonomia, da participação da comunidade educativa, das culturas de escola e dos professores, da mudança e liderança nas organizações escolares. Numa perspectiva de descentralização administrativa e de autonomia, o projecto educativo afirma-se como um instrumento de gestão estratégica das organizações escolares. Nesta mesma linha, a produção legislativa tem convergido no sentido da Centralidade do Projecto Educativo na Administração Escolar. No quadro de autonomia das escolas, pretendeu-se contribuir para a compreensão de como toda a comunidade educativa se relaciona no processo de construção, desenvolvimento e avaliação desse projecto e, ainda, entender a lógica de funcionamento da escola, as missões educativas que esta desempenha enquanto unidade de serviço público e as eventuais alterações organizacionais decorrentes do projecto educativo
Não há comentários disponíveis sobre este título.