A construção política da educação : Estado, mudança social e políticas educativas no Portugal contemporâneo / António Teodoro
Idioma: Português.País: Portugal.Publicação: Porto : Afrontamento, 2001Descrição: 473 p. : il. ; 24 cmISBN: 972-36-0585-6.Coleção: Biblioteca das ciências do homem : Ciências da educação, 13Resumo: Este livro pretende sublinhar o importante papel que a educação escolar, enquanto espaço público democrático, pode desempenhar na afirmação da centralidade da cidadania na construção de um projeto de emancipação social. A Primeira Parte analisa, a partir do conceito de construção retórica da educação, os meios financeiros que o Estado colocou à disposição do desenvolvimento da instrução popular e da educação, da Regeneração à atualidade, defendendo que a construção da modernidade se fez, até ao último quartel do século XX, com uma persistente subalternidade do financiamento estatal da educação, mesmo nos períodos de maior crescimento económico e de estabilidade financeir.Assunto - Nome comum: Educação | FinanciamentoTipo de documento | Biblioteca | Biblioteca de inscrição | Cota | Estado | Data de devolução | Código de barras | |
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Monografia | Biblioteca Municipal de Lagoa | Biblioteca Municipal de Lagoa | 37.014 TEO (Ver prateleira(Abre abaixo)) | Disponível | D00000080659 |
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37.013 LEE A criança e a expressão dramática | 37.013 MÃO Métodos e técnicas pedagógicas | 37.014 CAR A inspecção do ensino em Portugal | 37.014 TEO A construção política da educação | 37.01(665.8) GAR Filosofia da educação em Cabo Verde | 37.02 AGU Miúdos & ecrãs | 37.02 BAR A pedagogia e o ideal republicano em João de Barros |
Este livro pretende sublinhar o importante papel que a educação escolar, enquanto espaço público democrático, pode desempenhar na afirmação da centralidade da cidadania na construção de um projeto de emancipação social.
A Primeira Parte analisa, a partir do conceito de construção retórica da educação, os meios financeiros que o Estado colocou à disposição do desenvolvimento da instrução popular e da educação, da Regeneração à atualidade, defendendo que a construção da modernidade se fez, até ao último quartel do século XX, com uma persistente subalternidade do financiamento estatal da educação, mesmo nos períodos de maior crescimento económico e de estabilidade financeir
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